Homepage Mercado Eventos Segurança Iluminação Audiovisuais DigitalSignage Energia Infraestrutura IoT & Redes Controlo Agenda Directório Links Úteis


 
Energia   Iberdrola contrata Efacec para projeto do Tâmega
A Iberdrola fechou com a Efacec um contrato de cerca de 11 milhões de euros para fornecimento dos transformadores do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, após a realização de um concurso internacional entre as mais importantes empresas do setor. 14-07-2017



A Iberdrola selecionou a Efacec Energia, Máquinas e Equipamentos Eléctricos para o fabrico e fornecimento dos transformadores das centrais de Gouvães, Alto Tâmega e Daivões, que constituem o Sistema Eletroprodutor do Tâmega. Este contrato, avaliado em cerca de 11 milhões de euros, foi assinado com a Efacec após realização de um concurso internacional, no qual participaram as mais importantes empresas do setor, a nível mundial.

Com este acordo, a Efacec, com sede no município de Matosinhos, desempenhará um papel estratégico no Sistema Eletroprodutor do Tâmega, um dos mais importantes projetos hidroelétricos levados a cabo na Europa, nos últimos 25 anos. A presente adjudicação é um exemplo da aposta da Iberdrola em empresas portuguesas da região, no desenvolvimento deste grande projeto hidroelétrico, para o qual foram contratadas, até ao momento, mais de 70 empresas locais e regionais, com adjudicações que ascendem a um total de 364 milhões de euros.

Neste sentido, a Iberdrola tem previsto um investimento de mais de 900 milhões de euros destinados a grandes adjudicações para empresas de construção civil, equipamento, maquinaria, engenharia e área ambiental, assumindo o seu compromisso de privilegiar o mercado regional e nacional nas suas contratações.

A Iberdrola prevê que o projeto do Sistema Eletroprodutor do Tâmega promova dinamização económica da região, através da criação de 13.500 postos de trabalho, diretos e indiretos, nos municípios mais envolvidos no projeto: Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Cabeceiras de Basto, Chaves, Boticas, Valpaços e Montalegre.

O contrato com a Efacec contempla o fabrico, fornecimento e posterior supervisão durante a montagem e comissionamento dos transformadores de grupo e de unidade para serviços auxiliares das três centrais do Sistema Eletroprodutor do Tâmega. A data prevista para o início desta concessão será entre 2021 e 2023.

Assim, a Efacec irá construir quatro transformadores de potência trifásicos - de 245 MVA de potência e 400/15 kV de relação de transformação – e dois transformadores para serviços auxiliares de 5,6 MVA e 20/15 kV de relação – instalados na central subterrânea do Aproveitamento Hidroelétrico de Gouvães.

Para o Aproveitamento Hidroelétrico de Alto Tâmega serão também construídos dois transformadores de potência trifásicos - de 90 MVA de potência e 400/15 kV de relação - e dois transformadores para serviços auxiliares - de 2,5 MVA e 15/0,42 kV de relação.

Já com vista a serem instalados no Aproveitamento Hidroelétrico de Daivões, serão ainda desenvolvidos dois transformadores de potência trifásicos – de 65 MVA de potência e 400/15 kV de relação - e ainda dois transformadores para serviços auxiliares - de 2,5 MVA de potência e 15/0,42 kV de relação.

O complexo hidroelétrico do Alto Tâmega é uma das maiores iniciativas da história de Portugal no setor da energia, com um investimento de mais de 1.500 milhões de euros e uma potência instalada de 1.158 megawatts (MW).




+ Energia
17-07-2017
IKEA Industry Portugal investe em energia solar
11-07-2017
Primeiro piloto de contadores inteligentes com 4.5G já em marcha
03-07-2017
Primeira "calçada inteligente" inaugurada em Londres
23-05-2017
Tesla revela preço do seu Telhado Solar
20-04-2017
Schneider premiada por solução smart grid
26-03-2017
Powervault: a revolucionar o armazenamento de energia doméstico
25-03-2017
Esquentador mais inteligente no mercado desenvolvido em Aveiro
+ Visitados
Infraestrutura
Primeiro elevador multidimensional inaugurado em Berlim
Energia
Primeira "calçada inteligente" inaugurada em Londres
Controlo
Tecnologia SGEE: Um Polo digital no centro de tudo
Audiovisuais
Dell revela projetor 4K de ultra curta distância
Segurança
Dahua lança novos gravadores para videovigilância
face Twitter rss
    Tópicos   Informações   Contatar   Siga-nos
  Mercado DigitalSignage Para subscrever Contato FaceBook
  Eventos Energia Para anunciar Contact Us Twitter
  Segurança Infraestrutura Privacidade Contacte Feed RSS
  Iluminação Redes Condições de utilização        
  Audiovisuais Controlo            
 
 

Copyright 2016 MediaNext Professional Information - Todos os direitos reservados.

Outros Sites do Editor: IT Insight - IT Channel - O JornalDentistry